Publicação 19.05.2021 às 11:05
Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) e Metroplan participaram nesta segunda-feira da reunião marcada pela prefeitura de Porto Alegre, que externou a necessidade de promover uma reestruturação do Centro Histórico da cidade. A gestão de mobilidade foi o tema principal tratado, com pauta sobre o transporte público. No encontro foi apresentada a necessidade de buscar alternativas, visando possibilitar a redução de circulação de ônibus no Centro da Capital. A intenção será evitar que coletivos oriundos de cidades vizinhas entrem no Centro da capital.
O secretário da SAAM, Luiz Carlos Busato, tratou da questão da integração tarifária e de um bilhete único, além da possibilidade de aceitar outras formas de pagamento, como fator fundamental para o transporte público municipal e o metropolitano, pois irá se ganhar na eficiência e na qualidade na prestação do serviço, além de ser fundamental para se reduzir a circulação de ônibus.
Outra questão abordada foi a licitação do transporte metropolitano. Busato explicou que existe a necessidade de entendimento por parte dos municípios, afim de que de maneira conjunta se potencialize de benefícios os passageiros com a nova licitação.
Conforme o Superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, a Fundação defende a instituição da integração da bilhetagem entre o sistema metropolitano e municipal, como o mecanismo de racionalização do sistema. Segundo Schnitzer, desta forma se traz redução nos custos operacionais, pois atualmente existe uma sobreposição entre o sistema metropolitano e urbano de Porto Alegre em torno de 90%, e nos demais municípios da Região Metropolitana em mais de 60% em média.
"A Metroplan vem propondo está discussão com os municípios desde antes da Pandemia, e agora, por força da crise que o setor está enfrentando, e a vontade da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), de enfrentar a questão, se imagina o processo terá condições de avançar", comentou Schnitzer.
Ficou marcado para próxima semana novo encontro para aprofundar o tema. Além do Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, participaram da reunião o Prefeito de Cachoeirinha, Mike Breier, o Prefeito de Glorinha, Paulo José Silveira Corrêa, o Diretor Executivo da Granpal, Marcelo Beltrano, e o Diretor de Transportes da Metroplan, Francisco Horbe. Também participaram os secretários municipais de Porto Alegre, o Procurador Geral, Roberto Silva da Rocha, de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cézar Schirmer, de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia, Presidente da EPTC, Paulo Ramires, e o Secretário de Segurança de Sapucaia do Sul, Coronel Oto Amorim, e Chefe de gabinete do prefeito de Sapucaia do Sul, José Claudio Prates.
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte
CEP: 90119.900
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: 0800 510 4774
Endere¸o
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,
Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900
Horário de Atendimento
SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta
Telefone Sede - 0800 510 4774
E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br
Passe Livre Estudantil
Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207
Estudantes do Interior do Estado -
Departamento de Transporte Metropolitano:
Telefone: 51 3901-7517
R. José do Patrocínio, 1231,
Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004
Imprensa