Publicação 15.09.2017 às 01:09
O sistema de reconhecimento facial já está funcionando nas duas empresas de ônibus que atendem o Aglomerado Urbano do Litoral Norte do estado. O programa serve para combater o uso indevido dos cartões de benefícios no transporte público de passageiros. Através dessa tecnologia foi desenvolvida a forma mais eficiente de evitar fraudes no transporte público. O sistema faz o registro fotográfico do usuário no momento da utilização do benefício e compara com a foto do banco de dados, documentando a eventual fraude para advertência e bloqueio do benefício no dia seguinte, evitando assim o transtorno dentro do ônibus. Desde a sua implantação, em junho de 2016 na Região Metropolitana de Porto Alegre, a pronta e eficiente fiscalização zerou a ocorrência de fraudes, garantindo o benefício a quem merece.
O sistema funciona assim: o estudante entra no ônibus, aproxima o cartão da maquina, e acima dela existe uma câmera. Ela verifica se a pessoa é realmente a titular do cartão. Em caso negativo o proprietário do cartão é chamado para resolver o problema, caso contrário ele perde o benefício.
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte
CEP: 90119.900
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: 0800 510 4774
Endere¸o
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,
Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900
Horário de Atendimento
SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta
Telefone Sede - 0800 510 4774
E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br
Passe Livre Estudantil
Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207
Estudantes do Interior do Estado -
Departamento de Transporte Metropolitano:
Telefone: 51 3901-7517
R. José do Patrocínio, 1231,
Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004
Imprensa