RODOVIA DO PROGRESSO
A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, em conjunto com os técnicos do Governo Estadual e dos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) analisou o projeto da ERS-010, elaborado pela Associação dos Municípios de Porto Alegre (GRANPAL) e Odebrecht.
Para tirar do papel a ERS-010, considerada uma alternativa para a BR-116, o Piratini e a Odebrecht apresentaram nova modelagem financeira capaz de viabilizar o projeto. O Governo anunciou que os critérios para a construção da ERS-010, será feito em um sistema que irá mesclar obrigações do Estado e uma parceria público-privada (PPP). A construtora pactuou com o Piratini a realização de uma série de modificações. Em novembro, deverá ser lançado o edital de licitação. A intenção é declarar, em janeiro de 2014, o vencedor da concorrência, que poderá ser a Odebrecht ou outra empresa.
Com pista duplicada de uma extremidade a outra, a Rodovia do Progresso deverá ter 99 quilômetros, 46 deles no eixo principal, entre Porto Alegre e Sapiranga, e o restante nas dez alças que irão ligar a rodovia aos municípios cortados pelo asfalto. A obra será dividida em três trechos. Os dois primeiros, compreendendo o espaço entre Porto Alegre e São Leopoldo, serão de responsabilidade do investidor privado. A terceira etapa, de atribuição do governo estadual, ligará Novo Hamburgo a Sapiranga.
Traçado da RS 010 recebe sugestões dos municípios da região
Até o final deste mês deve ser consolidado pelo governo do Estado o traçado da RS-010, via que ligará a free way e a RS-239, tornando-se uma rota alternativa entre a capital e o Vale do Sinos. Sabendo disso, as prefeituras de Canoas, Cachoeirinha, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga apresentaram para a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) as suas sugestões de ajuste e complemento do trajeto.
Neste sentido, os prefeitos de Campo e Bom e Sapiranga, Faisal Karam e Corinha Molling, respectivamente, juntamente com suas equipes, realizaram um estudo técnico que levou em conta algumas áreas importantes que não poderiam ser afetadas pela rodovia. Os locais em questão são a Central de Tratamento de Resíduos Domésticos e uma Área de Preservação Permanente (APP), ambos em Campo Bom. Em Sapiranga, uma ampla área de interesse habitacional.
“Em pouco mais de uma semana chegamos a um traçado que é ideal para Campo Bom e Sapiranga. Resta saber se nossa proposta será aceita tecnicamente”, ponderou Karam, dizendo que o importante é que as prefeituras chegaram a um consenso onde ninguém saiu prejudicado.
“É uma alternativa de traçado que manterá a mesma extensão, mas que minimizará o impacto ambiental e garantirá o desenvolvimento regional”, explicou Corinha. Em Novo Hamburgo, o traçado novo fica 700 metros a oeste em relação ao anterior, passando em uma área menos habitada.
Pacto
A intenção do governador do Estado, Tarso Genro, é fazer com que a RS-010 seja uma“estrada dos prefeitos”. Segundo o diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher, o traçado deve levar em consideração também os interesses dos municípios. “O governador determinou que o trajeto fosse pactuado entre os prefeitos”, comentou. Nesse processo, entra o papel da Metroplan, que é proporcionar um canal de comunicação. “Estamos intermediando as relações entre Estado e prefeituras. Analisando e levando todas as sugestões adiante”, explicou Escher.
O diretor da Metroplan comenta que em função do projeto original ser antigo, as cidades por onde passará a rodovia se desenvolveram e o traçado precisa ser adequado à nova realidade. A próxima etapa, após a consolidação do traçado, é informar os municípios para incluírem o projeto nos seus planos diretores e dar início ao processo licitatório.
Novo Hamburgo
A RS-010, no seu traçado original, cruzaria pela Rua João Aloysio Allgayer, nas proximidades da área central do bairro Lomba Grande. Na proposta de alteração apresentada, o entroncamento se daria junto à rótula da Estrada da Integração Leopoldo Petry, que dá acesso ao bairro Feitoria, em São Leopoldo. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros, a Rua João Aloysio Allgayer é uma via urbana, diferente da Leopoldo Petry. Além disso, o traçado proposto é mais plano. “A Leopoldo Petry tem melhores condições de suportar o tráfego de veículos da RS-010”, disse o secretário, lembrando que ela poderá ser alargada caso necessário. O deslocamento é de cerca de 700 metros a Oeste.
Confira o traçado da ERS 010 sugerido - clique aqui
Confira o traçado da ERS 010 sugerido pela Metroplan, divulgado no dia 25/07/13
Licitação da Rodovia do Progresso está prevista para começar no início de 2014
A estrada dos prefeitos, como vem sendo chamada a RS-010 pelo governador do Estado, Tarso Genro, está em fase de finalização do ajuste do traçado – que terá seu provável ponto de partida no encontro entre a BR-290 (free way) eAvenida Assis Brasil, em Porto Alegre (foto acima), e se estenderá até a RS-239, em Campo Bom e Sapiranga.
As sugestões apontadas pelos prefeitos das cidades por onde a rodovia irá passar são recebidas pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e repassadas à Secretaria Estadual de Obras Públicas e à Odebrecht, empresa que fez o projeto original, para que sejam analisadas as possibilidades de adequação. “O projeto é antigo e, da maneira que foi feito, não corresponde mais às necessidades dos municípios”, diz o diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher.
A Rodovia do Progresso é o assunto desta terceira reportagem da série Caminhos para o futuro, que nas edições anteriores apresentou o andamento das obras de expansão da Trensurb, as melhorias na RS-118 e a construção da BR-448.
Que estrada é esta?
Projetada a leste da BR-116, a RS-010 terá cerca de 42 quilômetros e ligará a free way, em Porto Alegre, à RS-239, em Campo Bom e Sapiranga, passando também pelos municípios de Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A intenção do governo estadual é fazer dela uma via expressa semelhante à BR-290, com velocidade máxima permitida de 100 quilômetros por hora, duas pistas de rolamento e acostamento em cada sentido.
No meio, um canteiro de 13 metros com possibilidade de, futuramente, se tornar a terceira pista. De acordo com o secretário estadual de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, o processo licitatório deve iniciar-se em dezembro, para que em fevereiro do próximo ano o contrato seja assinado. Ainda em 2014, conforme o cronograma, será elaborado o projeto executivo e realizadas as desapropriações. As obras devem começar em 2015 para que oito anos depois sejam concluídas. O custo total da obra está estimado em R$ 1,1 bilhão. “Não vejo dificuldade alguma para cumprir o cronograma”, disse o secretário.
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