Publicação 03.12.2014 às 09:12
A Prefeitura Municipal de Gramado, através do Departamento de Trânsito, vai realizar um seminário sobre mobilidade urbana nos próximos dias 10 e 11. Como palestrante, o município pretende trazer o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Rafael Rezende, considerado a maior autoridade do País no assunto.
O diretor de Trânsito, André Castilhos, informou que o seminário terá como público alvo o pessoal administrativo da prefeitura, entidades representativas e a comunidade em geral. Durante o evento serão debatidos todos os dados colhidos que irão compor o Plano de Mobilidade Urbana de Gramado.
“Através de vôos em helicóptero, realizamos um levantamento aéreo, com mais de 300 fotos e filmagens. Esse trabalho foi feito junto com os técnicos da Metroplan, órgão responsável pela elaboração e coordenação de planos, programas e projetos do desenvolvimento regional e urbano do Estado do Rio Grande do Sul”, explicou Castilhos.
De acordo com o diretor de Trânsito, foram colhidos dados estatísticos do IBGE, do plano diretor da cidade e do calendário de eventos turísticos. “Juntaremos todos esses dados para construir as diretrizes do plano de mobilidade do município”, frisou André Castilhos.
Ele esclareceu que todo esse material será explanado durante o seminário e que a ideia é criar um plano que não seja somente para preencher requisitos, mas que gere resultados. “Queremos reunir, no seminário, os prefeitos da região para discutirmos um planejamento macro de mobilidade urbana, envolvendo todos os municípios”, adiantou Castilhos.
O diretor de Trânsito acredita que no próximo ano a população já começará a sentir os primeiros resultados do Plano de Mobilidade Urbana de Gramado, que contempla o fluxo de veículos, transporte público de qualidade, horários de cargas e descargas e circulação de ônibus, terminal turístico, bolsões de estacionamento e rotas alternativas.
A Câmara de Vereadores realizou um seminário sobre o assunto,no final do mês de outubro. Do resultado do evento foi elaborada uma carta de mobilidade urbana, que foi entregue ao prefeito Nestor Tissot. “Realizamos esse Seminário para buscarmos alguns cases de sucesso, no País, a fim de espelharmos. Discutimos ações pontuais e entregamos um relatório final desse trabalho, que entendemos ser importante na construção do nosso plano de mobilidade urbana”, disse o presidente da Câmara, Jaime Schaumloffel.
André Castilhos declarou que o documento elaborado pelo Poder Legislativo será aproveitado como dados e estatísticas. “Vamos analisar com cuidado esse documento e parabenizamos a Câmara de Vereadores pela iniciativa, pois o momento é oportuno e toda a ajuda na construção deste plano é fundamental”, salientou.
Castilhos afirmou ainda que algumas ações contidas na carta apresentada pelos vereadores já estão sendo tomadas e que outras serão pensadas e planejadas.
A Lei Federal 12.587/12 tornou obrigatório que até 2015 todas as cidades com mais de 20 mil habitantes criem seus planos de mobilidade urbana, a fim de receberem verbas públicas federais.
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte
CEP: 90119.900
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: 0800 510 4774
Endere¸o
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,
Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900
Horário de Atendimento
SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta
Telefone Sede - 0800 510 4774
E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br
Passe Livre Estudantil
Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207
Estudantes do Interior do Estado -
Departamento de Transporte Metropolitano:
Telefone: 51 3901-7517
R. José do Patrocínio, 1231,
Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004
Imprensa