Publicação 03.07.2014 às 07:07
Nesta quinta-feira (3), o Governo do Rio Grande do Sul consolidou os dados referentes à política de valorização dos servidores públicos estaduais. Os números abordam as diretrizes estabelecidas a partir dos primeiros dias da atual gestão, que teve como foco garantir a recomposição de carreiras e as gratificações e reajustes acima da inflação.
As conquistas dos servidores são a representação do ambiente de diálogo permanente estabelecida pelo Governo. Importantes avanços para diferentes categorias, como da área da saúde, segurança pública e quadros de carreiras transversais do Executivo, foram garantidos.
Nestes três anos de trabalho, mais de 80 Projetos de Lei foram encaminhados à Assembleia Legislativa gaúcha, tratando de recomposições de carreiras, criação de cargos e funções, reajustes e gratificações. Os aumentos e gratificações foram negociados pelo centro de governo e pelo Comitê de Diálogo Permanente (Codipe) que, desde 2011, atua como um fórum de debates entre governo e categorias em busca de consenso nos temas que envolvem reajustes e reposições salariais, criação de planos de cargos e reformas em carreiras.
São conquistas concretas. Das leis que versam sobre revisões salariais, as categorias receberam reajuste igual ou maior que a inflação do período. Outras conquistas no âmbito do Codipe envolvem reestruturação e reorganização de carreiras que contemplam concessão de gratificação de capacitação, padronização de critérios para promoção e progressão, ampliação da perspectiva de crescimento na carreira, uniformização de nomenclaturas dos cargos e suas respectivas atribuições e readequação das matrizes salariais.
Confira os principais avanços:
POLÍTICA DE PESSOAL – GOVERNO DO ESTADO
FUNDAÇÃO METROPLAN
- Considerando o período entre 1º de junho de 2010 e 31 de maio de 2013, houve um reajuste salarial de 27,71%.
- Isso representa um ganho real de 7%.
- Considerando o plano de empregos, funções e salários, pode-se acrescentar até 16,63%, dependendo do cumprimento dos requisitos específicos necessários à percepção da gratificação de capacitação e à readequação da matriz salarial.
- Foram contratados 54 servidores e promovidos 188.
Os novos planos de cargos e salários aprovados no atual governo apresentam ainda as seguintes inovações:
- Uniformização das nomenclaturas dos cargos.
- Definição de período mínimo de 730 dias para o servidor concorrer à promoção por antiguidade e merecimento.
- Instituição do incentivo à capacitação dos servidores.
- Definição dos cargos em comissão que devem ser exercidos exclusivamente por servidores de carreira dos respectivos quadros.
A utilização dos novos conceitos teve os seguintes objetivos:
- Garantir a qualificação e a profissionalização do serviço público.
- Permitir um maior crescimento na carreira através da definição clara e objetiva da forma como se dá a progressão funcional.
- Estimular a permanente capacitação dos servidores.
- Diminuir os índices de rotatividade de pessoal da administração pública estadual.
- Possibilitar a realização de concurso público, em especial para as fundações públicas de direito privado, já que os seus planos haviam sido, em sua maioria, aprovados através de resolução de diretoria, após a CF/88, o que foi considerado inconstitucional.
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte
CEP: 90119.900
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: 0800 510 4774
Endere¸o
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,
Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900
Horário de Atendimento
SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta
Telefone Sede - 0800 510 4774
E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br
Passe Livre Estudantil
Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207
Estudantes do Interior do Estado -
Departamento de Transporte Metropolitano:
Telefone: 51 3901-7517
R. José do Patrocínio, 1231,
Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004
Imprensa