Publicação 22.04.2014 às 04:04
Além da travessia do Catamarã do BarraShoppingSul até Guaíba, que deverá estar operando em maio, a criação de novos canais de navegação e píer estão sendo avaliadas por técnicos da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, EPTC, Marinha e Superintendência de Portos e Hidrovias. O grupo de trabalho prevê concluir o Plano Hidroviário até final deste ano. São cinco as etapas que deverão acontecer nesse período: levantamentos preliminares; diagnósticos; Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, modelo de gestão; implementação e monitoramento. Para agilizar o processo, principalmente, a liberação de licença, na próxima reunião (6/05) representantes de órgãos ambientais estarão presentes para definir quais pontos podem receber as estruturas necessárias.
Os estudos serão feitos a partir de pontos pré-determinados para o transporte de pessoas, considerando fatores locais, como comércio, arquitetura e integração urbanística. A região hidrográfica do Guaíba tem aproximadamente 84.763 quilômetros, abrangendo mais de 250 municípios, em 30% do território gaúcho, onde vivem mais de 6 milhões de habitantes. A região é formada por nove bacias hidrográficas e responde por mais de 70% do PIB do Rio Grande do Sul.
Para o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, inúmeras são as vantagens do transporte hidroviário. " É possível transportar mais com menos embarcação. O modal requer menos combustível, emitindo menos poluentes. É mais barato pois não existe perda, como acontece nas estradas, mas o principal benefício para o usuário é a mobilidade, a integração da Capital e com a Região Metropolitana". O superintendente também avalia o desenvolvimento econômico e cita o Catamarã da Zona Sul, "novos empreendimentos podem ser implantados com acesso fácil ao Barra ShoppingSul e conexões com as linhas de transporte coletivo que atendem a área, o mesmo em Guaíba".
Para o Plano Hidroviário, os técnicos vão avaliar alguns pontos junto à margem do Guaíba e outros que deverão ser inseridos.
1) Rio Gravataí:
O Rio Gravataí possui condições de navegação até a ponte rodoviária da BR 116. O transporte hidroviário pode se constituir em uma alternativa para o acesso ao complexo comercial e de lazer da Arena do Grêmio, bem como ao bairro residencial que está se consolidando na área, devendo ser resolvida a questão da travessia sobre a Auto Estrada General Osório.
2) Ilha da Pintada:
A Ilha da Pintada possui cerca de2.500 metrosde orla. O cais da colônia de pescadores se situa em ponto intermediário, podendo se constituir em ponto de embarque a menos de4 kmdo cais do armazém B3, junto ao Mercado Público no Centro Histórico.
3) Ilha dos Marinheiros:
Próximo aos retornos existentes sob as pontes da Travessia Régis Bitencourt poderá ser implantado ponto constituindo local privilegiado para atendimento em caso de pane no vão móvel.
4) Centro Histórico:
O cais junto ao armazém B3, ao Mercado Público e à Estação Mercado da Trensurb, já está sendo utilizado pelo transporte hidroviário metropolitano. Além da atratividade natural do Centro Histórico e da confluência de linhas de transporte público, o projeto de revitalização do Cais Mauá prevê a geração de cerca de dez mil empregos na área, fator que aumentará a utilização do transporte hidroviário.
5) Avenida Ipiranga
A implantação de uma estação hidroviária junto à foz do Arroio Dilúvio permitiria o acesso a partir da orla pela Avenida Ipiranga até as Avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas, onde se situam pólos de atração de viagens como o Shopping Center Praia de Belas e prédios públicos do poder judiciário e executivo.
6) Menino Deus:
Na sede do S. C. Internacional há condições de se implantar uma estação hidroviária, de forma que se constitua em modal de acesso alternativo ao complexo esportivo, comercial e de lazer, além do atendimento ao Bairro Menino Deus.
7) Vila Assunção:
A estação hidroviária pode se situar junto à Avenida Guaíba, no antigo cais, onde hoje se localiza a estação do Corpo de Bombeiros ou no local recentemente reurbanizado, onde foi demolido o Bar Timbuca. Apresenta boa acessibilidade devido â proximidade da área urbanizada.
8) Tristeza:
No prolongamento de algumas vias que terminam na beira do Guaíba é possível instalar uma estação hidroviária. Apesar das restrições de espaço físico, o acesso a pé ou de bicicleta é facilitado pela proximidade da área urbanizada, que chega até a margem do Guaíba.
9) Ipanema:
As vias que ligam a Zona Sul de Porto Alegre ao Centro Histórico tem um ponto de estrangulamento no Bairro de Ipanema, em função da proximidade dos morros com o Guaíba. Isso torna o local um ponto privilegiado para a implantação de uma estação hidroviária que não apenas atenda ao próprio bairro, mas que se constitua em terminal multimodal ao se conectar com a rede de transporte público. A estação hidroviária deve se localizar em ponto a ser definido junto à praia, nas proximidades da Avenida Osvaldo Gonçalves Cruz.
10) Belém Novo:
Pode ser implantada estação hidroviária no cais já existente, que se situa próximo a área urbanizada e próximo ao itinerário das linhas de ônibus que atendem o bairro.
11) Lami:
Pode ser implantada estação hidroviária em ponto a ser definido junto à orla.
Mais informações:
Portal Globo - http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/04/metroplan-pretende-concluir-plano-hidroviario-ate-o-final-do-ano.html
Diário de Canoas - http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2014/04/noticias/rio_grande_do_sul/37364-metroplan-lanca-plano-para-ampliar-o-transporte-hidroviario.html
Rádio Guaíba - http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=520466
Rádio Bandeirantes - http://noticias.band.uol.com.br/cidades/rs/noticia/100000678354/Expansao-do-transporte-fluvial-na-Capital-.html
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