Publicação 14.02.2014 às 09:02
Uma reunião para discutir a integração do transporte metropolitano com urbano foi marcada para a próxima segunda-feira (17/02). Depois do último encontro do Conselho Estadual de Transporte Metropolitano que votaria a matéria do uso dos ônibus metropolitanos para o embarque e desembarque de passageiros em Porto Alegre, por causa da greve, o superintendente da Metroplan, Oscar Escher fez contato com o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari . O objetivo é discutir efetivamente a integração do transporte.
Durante o ano passado, os técnicos da Metroplan apresentaram para os gestores públicos dos municípios, o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (PITmurb). Ao todo 4 milhões de usuários do transporte podem ser beneficiados com a implantação do PITmubr. Na ocasião, Oscar Escher sinalizou a necessidade de democratizar o projeto, que foi iniciado em 2003 e está sendo ajustado para estar operando em 2014. Também foram apresentadas, no mesmo período, as diretrizes técnicas da bilhetagem eletrônica, o bilhete único.
Dados
Na Região Metropolitana de Porto Alegre atuam 22 empresas operadoras de transporte. São 1.200 linhas e quase 2.100 ônibus para atender, por dia, os 485 mil passageiros que utilizam o transporte. Existem hoje os seguintes sistemas de cartão inteligente de transporte na RMPA:
• TRI – na cidade de Porto Alegre
• SIM – trensurb – metrô Região Metropolitana.
• TEU – ônibus Região Metropolitana de Porto Alegre
• BEM – ônibus urbano de São Leopoldo
• Sistema de cartão para ônibus urbano de Montenegro
• Sistema de cartão para ônibus urbano de Cachoeirinha
Os sistemas acima estão operando de forma independente. A Metroplan, autoridade reguladora do transporte público, deseja com o bilhete único:
• Reduzir a evasão de tarifas, reorganizando as diversas isenções previstas no sistema, quantificando-as e identificando seus ordenadores.
• Estabelecer uma nova sistemática de pagamento e liquidação aos operadores do sistema que:
- Interopere com todos os operadores, modais e cartões.
- Garanta um cálculo transparente e confiável de tarifas e distribuição de receitas entre os prestadores de serviços envolvidos no transporte público.
- Forneça acesso total e controle de banco de dados de clientes, de transações, compensação e liquidação entre os prestadores de serviços envolvidos no transporte público.
• Estabelecer regras de negócio transparentes e uniformes e políticas de tarifas entre os diferentes sistemas e provedores de serviços.
• Implementar um processo de rastreamento dos veículos que seja confiável e eficiente.
• Estabelecer horários confiáveis.
• Contribuir para o financiamento sustentável de transporte público, garantido a utilização das melhores práticas do mercado.
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte
CEP: 90119.900
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: 0800 510 4774
Endere¸o
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,
Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900
Horário de Atendimento
SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta
Telefone Sede - 0800 510 4774
E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br
Passe Livre Estudantil
Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207
Estudantes do Interior do Estado -
Departamento de Transporte Metropolitano:
Telefone: 51 3901-7517
R. José do Patrocínio, 1231,
Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004
Imprensa