Publicação 04.12.2013 às 06:12
Em ato simbólico na tarde desta quarta-feira (04), na sede da Metroplan, 13 estudantes da Região Metropolitana de Porto Alegre receberam as primeiras carteiras do Passe Livre, que já podem utilizar o benefício. O evento contou com a presença da secretária da Casa Civil, Mari Perusso; secretário de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato; presidente da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM), Érico Michels e representantes das entidades estudantis União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES) e União Estadual dos Estudantes (UEE).
Para o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, o programa está possibilitando a implantação de tecnologias que qualificam o transporte público intermunicipal. "O projeto está em um contexto de modernização", afirmou. Além da implantação da bilhetagem eletrônica, as empresas que prestam serviços para os municípios que receberão o benefício devem aderir também ao sistema de reconhecimento facial, por determinação da Metroplan, no prazo de 90 dias. O secretário Busato lembrou do pioneirismo do estado: "Nós levantamos a bandeira no país. Os outros virão atrás".
A Metroplan contratou os serviços de suporte técnico para qualificar a gestão do serviço de transporte intermunicipal. A tecnologia vai revelar indicadores diários de número de passageiros por quilometragem, horário de pico por linhas, atrasos dos coletivos, indicadores de multas das empresas prestadoras de serviço e os pontos de isenção de passagem. A implantação prevê 16.040 (dezesseis mil e quarenta) horas de serviços de suporte técnico.
Além do passe livre, a tecnologia vai ajudar também na implantação do bilhete único. Será criado um conjunto de painéis que permitirá acompanhar de forma automatizada e georeferenciada (visão detalhada em mapas), toda a bilhetagem das concessionárias e linhas dos municípios, possibilitando ações corretivas em tempo real. A solução vai proporcionar ao estado mais qualidade na auditoria dos repasses de verbas das concessionárias, bem como o comportamento e a evolução do transporte público através de análises dos indicadores.
O Passe Livre é uma forma também de os estudantes investirem mais na educação e no aperfeiçoamento profissional. A estudante Laura Vitória Torres, estudante secundarista da escola República Argentina, em Porto Alegre e moradora de Cachoeirinha, foi a primeira a receber o cartão e pretende investir o dinheiro economizado. "Posso fazer algum curso com o dinheiro que vai sobrar", planeja Laura. A mãe da estudante, Íria Fiedler, garante que muita coisa pode mudar agora. "A Laura não vai precisar mudar de escola", exemplifica.
Ao todo, 378 prefeituras aderiram ao programa. Ainda em 2013, 78 municípios, além da Região Metropolitana de Porto Alegre, que já poderão utilizar o passe livre, recebem o repasse dos recursos. Sendo que, em 2014, 361 municípios já estão cadastrados para receber o benefício do passe livre estudantil. O presidente da UGES, Nelson Júnior, informou que 25 estudantes da Região Metropolitana fizeram a solicitação do cartão que garante o benefício, até agora. "O trabalho para 2014 é divulgar muito para que todos que têm direito usem (o passe livre)", completou.
Mais informações:
Correio do Povo - https://docs.google.com/document/d/1BaZZIihU_C-GYVvRll73GQT6n7t1Vqf6rcWIgUAXn4Y
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte
CEP: 90119.900
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: 0800 510 4774
Endere¸o
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,
Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900
Horário de Atendimento
SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta
Telefone Sede - 0800 510 4774
E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br
Passe Livre Estudantil
Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207
Estudantes do Interior do Estado -
Departamento de Transporte Metropolitano:
Telefone: 51 3901-7517
R. José do Patrocínio, 1231,
Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004
Imprensa