Publicação 22.11.2013 às 02:11
A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, contratou hoje (22/11) a prestação de serviços técnicos especializados em tecnologia para processar todos os dados do serviço de transporte metropolitano e aglomerações. O sistema vai revelar indicadores, diariamente, de números de passageiros por quilometragem, horário de pico por linha, saber os atrasos dos coletivos, indicadores de multas das prestadoras de serviço e os pontos de isenção de passagem. A implantação, que inicia na semana que vem, prevê 16.040 (dezesseis mil e quarenta) horas de serviços de suporte técnico.
De acordo com o diretor superintendente da Metroplan, Oscar Escher,"a fundação deixa de ter apenas uma atuação operacional e passa a fazer gestão do transporte, podendo, em curto espaço de tempo, identificar inconsistências nas informações fornecidas pelas concessionárias, aderência da quantidade de viagens efetuadas, planejar ações de fiscalizações pontuais e efetivar outras ações".
A tecnologia vai ajudar também no planejamento estratégico do transporte a longo prazo. Será possível fazer um levantamento de cada uma das linhas, quais são as mais e as menos rentáveis. Informações que são cruciais tanto nas negociações com as concessionárias, quanto para a renovação ou novas licitações de concessões.
Hoje, as concessionárias repassam para o governo parte da arrecadação com venda das passagens de transporte. Esse repasse ajuda a constituir o orçamento anual da Metroplan e de outros órgãos. O transporte metropolitano é formado por 22 concessionárias, 1.160 linhas de ônibus, 2.157 veículos que transportam cerca de 482.000 passageiros, distribuídos em 11.848 viagens por dia, em 32 cidades.
Bilhete único - Além do passe livre, a tecnologia vai facilitar a gestão da integração do bilhete único, pois será criado um conjunto de painéis que permitirá acompanhar de forma automatizada e georeferenciada (visão detalhada em mapas), toda a bilhetagem das concessionárias e linhas dos municípios. A solução vai proporcionar ao Estado mais qualidade na auditoria dos repasses de verbas das concessionárias, bem como o comportamento e a evolução do transporte público através de análises dos indicadores.
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