Publicação 29.10.2013 às 11:10
Na comparação com 2012, dobrou o número de autuações da Metroplan em empresas de ônibus. As campeãs são Soul (atrasos), Transcal e Vicasa (fronta antiga). Demora é a principal motivação.
A reportagem do Diário Gaúcho percorreu paradas de Alvorada, Viamão e Canoas e constatou as queixas dos usuários. Empresas colocam a culpa nos congestionamentos.
Reclamar do serviço de ônibus da Grande Porto Alegre vem dando resultado. A Metroplan (reguladora do transporte metroplitano) registrou 96,5% de aumento no número de multas aplicadas às empresas entre o primeiro semestre de 2012 e o mesmo período deste ano. Passou de 145 para 285 multas.
Dobrar o volume de multas é resultado do trabalho da fiscalização do órgão e também da manifestação de usuários do transporte coletivo pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (Saac). No primeiro semestre, foram 1.105 manifestações (entre reclamações, sugestões e elogios).
Os passageiros apontam o atraso nos horários como a principal queixa (a Metroplan não revela detalhes). Problemas de ordem mecânica dos veículos (sinaleira queimada, banco que não está bem fixo) também foram bastante apontados.
Por qualidade e segurança
De acordo com o diretor superintendente da Metroplan, Oscar Escher, as campeãs de autuações na Região Metropolitana são as empresas Soul, Vicasa e Transcal. Ele explica os motivos:
- A Soul é horário, mas tem muito a ver com o problema do trânsito de Alvorada até aqui. Vicasa e Transcal têm mais problemas com a idade da frota.
Segundo a legislação, o máximo permitido para um ônibus é rodar por 16 anos.
- Não queremos multar. Queremos um bom serviço. O nosso negócio é que o usuário tenha segurança e qualidade - diz Oscar.
Licitação a caminho
Hoje, não há licitação no transporte metropolitano. As linhas vieram do Daer e passaram para a Metroplan em 1999, que, por sua vez, está fazendo estudos para elaboração de um modelo de edital para a licitação de concessão da operação dos serviços de transporte coletivo de passageiros intermunicipal dentro das regiões administrativas que estão sob a jurisdição da Metroplan. O objetivo é qualificar o serviço. A previsão é lançar o edital em 2014.
Para onde vai o dinheiro?
No primeiro semestre do ano passado, as empresas pagaram R$ 117.397,61 em multas. No mesmo período deste ano, o valor chegou a R$ 148.404,71. O caminho: a empresa é notificada, tem oito dias para recorrer, a Metroplan julga e encaminha ao Conselho de Transporte. Caso a empresa não recorra, é emitida a multa imediatamente.
O valor vai para o Fundo de Transporte Metropolitano, que subsidia projetos de qualificação e pode ser aplicado em estradas que não têm pavimentação.
Tipos de infrações
As infrações são segmentadas em quatro grupos, com os seguintes valores:
- Grupo I: R$ 144,42 (recusa de embarcação, conversa desnecessária do motorista e outros)
- Grupo II: R$ 192,52 (transportar passageiro em trecho sem concessão e outros)
- Grupo III: R$ 288,85 (lotação de passageiro acima do permitido, má conduta do motorista e outros)
- Grupo IV: R$ 577,71 (atrasar ou adiantar horário, omissão de transporte e outros)
Telefone da Metroplan: 0800-510-4774.
Inmetro é quem dá aval nas inspeções
Desde 1º de outubro, mudou a política de inspeção de veículos. Agora, todas as empresas, quando renovam as licenças de seus veículos, são aferidas por oficinas credenciadas pelo Inmetro. Essa aferição não se restringe à questão mecânica, mas se estende à qualidade do gás que sai do cano de descarga do ônibus. Antes, as empresas contratavam quaisquer oficinas.
Além das queixas, a fiscalização
Também foi feito um convênio com o Detran e agora a Metroplan pode recolher os veículos que ofereçam risco aos usuários.
Todas as queixas são verificadas junto às empresas de ônibus e, quando estas não apresentam justificativas adequadas, são encaminhadas à fiscalização para verificação em campo. Em paralelo, é realizado o monitoramento contínuo nas linhas.
A Metroplan não divulga o número de fiscais, mas informa que os profissionais estão fazendo até duas horas extras por dia para dar continuidade ao serviço porque o número de fiscais é pequeno. Está em processo de negociação a contratação emergencial de mais de 40. No dia a dia, a fiscalização é feita por abordagens, em escalas.
Fala, passageiro!
USUÁRIOS DA SOUL
- Pela manhã há poucos horários. Fico na parada um tempão. Tinham que colocar mais ônibus porque quando vêm estão superlotados. Sair de Alvorada é um sufoco.
Márcia Maria Almeida, 34 anos, diarista, Alvorada
- Tinha que ter concorrência, aí, teria mais horários. Em Alvorada, há muita gente para pouco ônibus. Aí, além de esperar demais, vamos em latas de sardinha.
Stanlei Gustavo Alves, 41 anos, vigilante, Alvorada
USUÁRIOS DA TRANSCAL
- Pelo pouco número de ônibus, quando falha um horário, não colocam outro no lugar. E aí, esperamos muito. Teria que ter mais horários.
Jorge Freitas, 65 anos, aposentado, Gravataí
- Pego todos os dias e vejo que há vários horários. Para mim, o serviço está bem.
Maria José Rocha da Silva, 50 anos, auxiliar de serviços gerais, Cachoeirinha
USUÁRIOS DA SOUL
- Se a gente perde um, é muito demorado para vir outro ônibus. Também tinha que ter melhores condições. Os ônibus são muito velhos. Só vi uma linha que tem ônibus novos. Os outros são umas carroças, fazem um barulhão.
Edy Salete Fagundes, 47 anos, auxiliar administrativa, Canoas
- Pegamos ônibus com frequência (ele e a esposa Almerinda, 72 anos). E está sempre no horário, com ônibus bons e serviço bem feito.
Salvador Guilherme da Silva, 79 anos, Canoas
As empresas se explicam
- TRANSCAL - O gerente operacional Edgar Haas explica que a frota (210 veículos) tem idade média de oito anos (legislação aceita idade máxima de 16 anos). Anualmente, 10% da frota é renovada. Em relação aos atrasos, o gerente esclarece que, nos últimos dois anos, o tempo de viagem teve aumento de 25% por conta da tranqueira do trânsito.
Conforme números da empresa, das 1,2 mil viagens feitas por dia (50 mil passageiros/dia), seis apresentam atraso superior a 10min e três não são realizadas. Diariamente, a empresa recebe uma reclamação proveniente da Metroplan e entre cinco e seis do próprio serviço de atendimento.
Os usuários podem contatar a empresa pelo site www.transcal.com.br ou pelo telefone 3441-6400, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
- VICASA - O gerente de planejamento Flávio Caldasso reconhece que a empresa tem uma frota mais velha - mas não informou a idade média. Ele explica que a renovação vem sendo realizada, mas com veículos usados, em plenas condições de circulação. Flávio destaca que, embora tenham idade avançada, os ônibus passam por constante manutenção. Há expectativa de renovação até 2016, conforme orientação da Metroplan.
Com uma frota de 148 veículos, são realizadas 1,3 mil viagens por dia, transportando 60 mil passageiros. Há o registro de 98% de cumprimento de horários, mas o gerente observa que Canoas vem sofrendo com tranqueiras. O serviço de ouvidoria registra as reclamações e fornece um número de protocolo ao usuário. Para que a queixa possa ter encaminhamento, é necessário que o passageiro informe horário e prefixo do ônibus.
Os usuários podem contatar a empresa pelo 3462-3200 (pedir pela ouvidoria), das 8h às 18h, de segunda a sexta.
- SOUL - Por meio de nota, a empresa alega que problemas de mobilidade urbana e até climáticos resultam em congestionamentos, que afetam a tabela horária. A empresa garante monitorar o cumprimento dos horários e fazer ajustes para adaptá-los ao fluxo do trânsito. A empresa oferta diariamente 1.534 horários que realizam o trajeto entre Alvorada e Porto Alegre ou cidades da Região. Tem 270 veículos em sua frota, operando 179 linhas. A frota tem idade média de 5,4 anos.
O contato pode ser feito pelo site da empresa, www.soul.com.br ou pelos telefones 0800-5102877 ou 3442-8500, de segunda a sexta, das 7h às 18h30min.
Números da Metroplan
- Na Região Metropolitana de Porto Alegre, atuam 22 empresas operadoras de transporte,
cinco consórcios e dois hidroviários
- São 1,2 mil linhas e quase 2,1 mil ônibus para atender, por dia, 485 mil passageiros. Metade deles moram na Região Metropolitana
- Nos aglomerados urbanos, operam 16 empresas
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte
CEP: 90119.900
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: 0800 510 4774
Endere¸o
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,
Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900
Horário de Atendimento
SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta
Telefone Sede - 0800 510 4774
E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br
Passe Livre Estudantil
Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207
Estudantes do Interior do Estado -
Departamento de Transporte Metropolitano:
Telefone: 51 3901-7517
R. José do Patrocínio, 1231,
Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004
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