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27 de novembro de 2024

Meta é tirar ônibus da Região Metropolitana do Centro

Publicação 24.10.2013 às 06:10

Fonte: Jornal do Comércio
arte/ Jornal do comércio
arte/ Jornal do comércio

 

Além de fazer a integração do Centro com a zona Norte de Porto Alegre, a linha 1 do metrô vai alterar o transporte coletivo da Região Metropolitana, especialmente dos municípios vizinhos que acessam a Capital por esse extremo da cidade. “Os ônibus que vêm de Guaíba, Eldorado do Sul e do Vale do Sinos irão até a estação Cairu. E os de Alvorada, Gravataí e Cachoerinha vão parar no terminal Triângulo. A partir daí, os passageiros tomam o metrô e seguem até o Centro”, explica o prefeito José Fortunati.

 

O mesmo deve valer para veículos de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo - essas cidades já contam com a linha do Trensurb, mas também dispõem de ônibus até o Centro de Porto Alegre. No projeto de integração com o metrô, eles terminam sua rota na estação Cairu.

 

A medida não depende apenas da vontade da prefeitura da Capital. Fortunati vai dialogar com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) para chegar a uma solução. A ideia é diminuir drasticamente o número de viagens de ônibus até a área central. Isso inclui 50 linhas de Porto Alegre que fazem o trajeto zona Norte-Centro. Todo esse contingente irá abastecer o metrô - serão mais de 300 mil usuários por dia. Boa parte chegará aos trens do sistema por outros meios de transporte, como Trensurb, BRTs e linhas locais de ônibus.

 

As vantagens para os passageiros serão a rapidez e o conforto durante o deslocamento. Além de utilizar o metrô em uma parte da viagem, eles seriam beneficiados pelos corredores BRTs (ônibus rápidos), que terão pistas exclusivas das estações de integração até os municípios vizinhos – Guaíba, Eldorado do Sul, Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí.

 

A resistência dos passageiros pode vir pela obrigatoriedade de fazer uma baldeação ou pela necessidade de tomar um segundo  coletivo, já que há linhas de outras cidades que param em pontos da Capital que não o Centro.

 

Por isso, o diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher, adianta que, em primeiro lugar, não serão todas as linhas que terminarão seu itinerário nas estações Cairu ou Triânglo.

 

Em segundo lugar, diz que é cedo para afirmar categoricamente que essa medida sairá do papel. Escher informa que o trabalho ainda está na fase do mapeamento das linhas metropolitanas – quatro técnicos da Metroplan que trabalham no escritório MetroPoa estão finalizando o levantamento.

 

O superintendente ressalta, ainda, que as mudanças ocorrerão apenas se beneficiarem os passageiros. “A mudança nas linhas não pode ser feita só para garantir a demanda do metrô. Tem que ser para melhorar a qualidade do serviço. Jamais deixaremos que se submeta o usuário a interesses para forçar o carregamento do metrô”, adverte.

 

Escher observa também que há linhas de ônibus que não passam pelo Centro da Capital, levando passageiros de municípios da Região Metropolitana até outras áreas de Porto Alegre. Outro indício de que coletivos de outros municípios continuarão chegando à área central de Porto Alegre é o projeto de alargamento da avenida Castelo Branco.

 

Principal acesso da Capital para quem vem das zonas Sul, Oeste e Norte do Estado e que leva os passageiros diretamente ao Centro, a via receberá uma nova faixa, exclusiva para o transporte coletivo. O governo federal liberou R$ 500 mil para o projeto de alargamento da pista.

 

Jornal do comércio  http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=137984

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