Bem Vindo!

23 de novembro de 2024

Concessão da orla atrasa à espera de novas rotas

Publicação 27.08.2013 às 08:08

Fonte: Zero Hora
Veículo terá paradas também na Zona Sul e na Ilha da Pintada
Veículo terá paradas também na Zona Sul e na Ilha da Pintada
Agência RBS

 

O edital de licitação para concessão por 30 anos de toda orla do Guaíba deverá ser publicado até outubro de 2014, é o que garante o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. A empresa que ofertar o melhor serviço para a costa de Porto Alegre poderá operar o transporte hidroviário e explorar seus pontos desde o Lami até as proximidades da Arena.


O processo, que estava previsto para ser aberto até julho deste ano, sofreu um atraso em razão da demora no funcionamento das novas rotas do Catamarã.


— Nós prevíamos conseguir colocar o mais rápido possível o transporte da Ilha da Pintada e do BarraShopping, mas tivemos problemas técnicos. Por isso, adiamos a licitação de concessão — afirma Cappellari.


O projeto de concessão foi criado para que a empresa responsável pelo serviço hidroviário tenha um prazo maior para o sustento econômico, pois o transporte demanda investimentos elevados.


— O prazo é de 30 anos para que o detalhamento da viabilidade econômica e o retorno dos investimentos sejam atrativos para as empresas — diz o diretor-presidente.


O transporte pelo lago da Zona Sul até o município de Guaíba e até o centro da Capital, e do Centro até a Ilha da Pintada, tem previsão para começar no final de outubro, seis meses depois do prazo estimado. A partir de então, a EPTC terá um ano para abrir o processo de licitação para a concessão da orla. A CatSul, atualmente responsável pelo serviço do Catamarã, já manifestou interesse para administrar pelo tempo determinado, segundo Cappellari.


Transporte espera análise técnica para operar

Um dos fatores que torna mais complexo o início das atividades são as análises pendentes. Segundo a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), o atraso para a abertura do edital e para as novas rotas dependem de resultados de estudos. A regularização do canal de acesso ao píer está pendente de uma batimetria, que tem como objetivo medir a profundidade do Lago à altura do nível de água para ver a possibilidade de o Catamarã navegar. Caso não haja profundidade suficiente, deverá ser feito ainda um canal, por onde o transporte percorrerá o caminho. Como essa tecnologia não está disponível no Estado, conforme a Metroplan, uma empresa terceirizada do porto de Santos, em São Paulo, foi contratada para realizar o serviço. Assim que a empresa apresentar o projeto, o estudo passará ainda pela capitania dos portos, em Brasília e no Rio Grande do Sul, até retornar a Metroplan, que dará a aprovação para o funcionamento do catamarã nas novas localidades.

 

 

Como se trata de transporte municipal e metropolitano, há divisão de responsabilidades que abrangem a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Metroplan. Além disso, a Marinha e a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) devem aprovar os projetos que envolvem veículos hidroviários.

 

 

A primeira linha do catamarã, que começou a operar em 28 de outubro de 2011, conta atualmente com duas paradas — uma no Cais Mauá, no centro de Porto Alegre, e outra em Guaíba. O transporte hidroviário intermunicipal fica a cargo da Metroplan, órgão responsável pelo serviço. Na Capital, as novas rotas são de responsabilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação. O custo da viagem é de R$ 7,30 e tem duração de 20 minutos.

 

 

Novas rotas



Trajetos em operação a partir de outubro

> BarraShoppingSul-Centro

Custo: R$ 5

Duração: 10 minutos

> Ilha da Pintada-Centro

Custo: R$ 3

Duração: 8 minutos, com duas paradas que vão funcionar na Colônia dos Pescadores e no Estaleiro Mabilde.

 

Informações link http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/08/concessao-da-orla-atrasa-a-espera-de-novas-rotas-4248204.html

Metroplan

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte

CEP: 90119.900

Porto Alegre - RS - Brasil

Fone: 0800 510 4774

Linhas / Horários / Tarifas

Endere¸o

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,

Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900

Horário de Atendimento

SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta

Telefone Sede - 0800 510 4774

E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br

Passe Livre Estudantil

Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207

Estudantes do Interior do Estado -

Departamento de Transporte Metropolitano:

Telefone: 51 3901-7517

R. José do Patrocínio, 1231,

Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004

Imprensa

Regional Caxias do Sul Whats (54) 32021825 Regional Pelotas (53) 98403.7719 Regional Osório (51) 36639414