Publicação 10.07.2013 às 10:07
Até o final deste mês deve ser consolidado pelo governo do Estado o traçado da RS-010, via que ligará a free way e a RS-239, tornando-se uma rota alternativa entre a capital e o Vale do Sinos. Sabendo disso, as prefeituras de Canoas, Cachoeirinha, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga apresentaram para a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) as suas sugestões de ajuste e complemento do trajeto.
Neste sentido, os prefeitos de Campo e Bom e Sapiranga, Faisal Karam e Corinha Molling, respectivamente, juntamente com suas equipes, realizaram um estudo técnico que levou em conta algumas áreas importantes que não poderiam ser afetadas pela rodovia. Os locais em questão são a Central de Tratamento de Resíduos Domésticos e uma Área de Preservação Permanente (APP), ambos em Campo Bom. Em Sapiranga, uma ampla área de interesse habitacional.
“Em pouco mais de uma semana chegamos a um traçado que é ideal para Campo Bom e Sapiranga. Resta saber se nossa proposta será aceita tecnicamente”, ponderou Karam, dizendo que o importante é que as prefeituras chegaram a um consenso onde ninguém saiu prejudicado.
“É uma alternativa de traçado que manterá a mesma extensão, mas que minimizará o impacto ambiental e garantirá o desenvolvimento regional”, explicou Corinha. Em Novo Hamburgo, o traçado novo fica 700 metros a oeste em relação ao anterior, passando em uma área menos habitada.
Pacto
A intenção do governador do Estado, Tarso Genro, é fazer com que a RS-010 seja uma“estrada dos prefeitos”. Segundo o diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher, o traçado deve levar em consideração também os interesses dos municípios. “O governador determinou que o trajeto fosse pactuado entre os prefeitos”, comentou. Nesse processo, entra o papel da Metroplan, que é proporcionar um canal de comunicação. “Estamos intermediando as relações entre Estado e prefeituras. Analisando e levando todas as sugestões adiante”, explicou Escher.
O diretor da Metroplan comenta que em função do projeto original ser antigo, as cidades por onde passará a rodovia se desenvolveram e o traçado precisa ser adequado à nova realidade. A próxima etapa, após a consolidação do traçado, é informar os municípios para incluírem o projeto nos seus planos diretores e dar início ao processo licitatório.
Novo Hamburgo
A RS-010, no seu traçado original, cruzaria pela Rua João Aloysio Allgayer, nas proximidades da área central do bairro Lomba Grande. Na proposta de alteração apresentada, o entroncamento se daria junto à rótula da Estrada da Integração Leopoldo Petry, que dá acesso ao bairro Feitoria, em São Leopoldo. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros, a Rua João Aloysio Allgayer é uma via urbana, diferente da Leopoldo Petry. Além disso, o traçado proposto é mais plano. “A Leopoldo Petry tem melhores condições de suportar o tráfego de veículos da RS-010”, disse o secretário, lembrando que ela poderá ser alargada caso necessário. O deslocamento é de cerca de 700 metros a Oeste.
Confira o Traçado - clique aqui
Mais informações :
Jornal NH
Leia a matéria completa na edição digital e impressa do Jornal NH.
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte
CEP: 90119.900
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: 0800 510 4774
Endere¸o
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,
Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900
Horário de Atendimento
SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta
Telefone Sede - 0800 510 4774
E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br
Passe Livre Estudantil
Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207
Estudantes do Interior do Estado -
Departamento de Transporte Metropolitano:
Telefone: 51 3901-7517
R. José do Patrocínio, 1231,
Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004
Imprensa