Publicação 09.06.2013 às 03:06
No aniversário de 40 anos da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), o 8 de junho passou a ter status de Dia da Consciência Metropolitana, uma forma de incentivar os cidadãos gaúchos, formadores de opinião, empresas e instituições a assumirem papel pró-ativo na construção de soluções de sucesso para os desafios urbanos e sociais comuns aos 32 municípios da região. A iniciativa, pioneira no Brasil, foi lançada durante a última semana pela Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP) durante programação especial coordenada pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). As atividades foram encerradas na manhã de sábado (08), no Memorial do Rio Grande do Sul, à Rua Sete de Setembro, 1020, com a apresentação de um vídeo institucional e homenagem aos colaboradores da instituição.
O superintendente da Metroplan, Oscar Escher, na ocasião representando o secretário de Obras, Luiz Carlos Busato, destacou o esforço da Fundação para qualificar os serviços e melhorar a vida do cidadão metropolitano. A região de Porto Alegre é a quarta mais populosa do país, com número superior a quatro milhões de habitantes, cerca de 40% da população gaúcha. Nesses 32 municípios também estão concentradas riquezas que conferem à Grande Porto Alegre o 4º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Nestas quatro décadas da Região Metropolitana de Porto Alegre, destacamos também os 38 anos da Fundação e os esforços conjuntos para tornar possível a integração da Capital com as cidades da Grande Porto Alegre. Isso já é realidade com o Sistema Integrado de Transporte (SIT) implantado em Alvorada na última quinta-feira (06) e, em breve, levado a Sapucaia do Sul, aponta Escher que, além de estar à frente da Metroplan, é arquiteto e urbanista, defensor das responsabilidades partilhadas pelas cidades no século XXI.
Reconhecimento
Para valorizar a dedicação dos colaboradores da Metroplan, o servidor mais antigo do quadro, Joaquim Luiz Guimarães Pires, de 68 anos, recebeu uma placa pelos 40 anos de serviços prestados à Fundação. Dimas, como é conhecido, é oriundo do Grupo Executivo da Região Metropolitana (GERM), órgão extinto que originou a Metroplan.
Jornada ciclística para 2014
O Dia da Consciência Metropolitana, agora incluído no calendário oficial da Fundação, foi celebrado pela primeira vez, ganhando destaque e reconhecimento público. Em 2014, no mesmo período, a Metroplan deve realizar seminários com gestores estaduais e municipais para tratar das transformações que atingem às cidades. De acordo com o superintendente, Oscar Escher, Sustentabilidade ecológica, coesão social e governância são algumas das temáticas necessárias de abordagem.
Queremos fazer uma jornada ciclística. A ideia é trazer os ciclistas do seu município, com toda a segurança e contribuição, ao local do evento. Somos todos cidadãos metropolitanos e precisamos promover essa integração de todas as formas. Juntos, compartilhando esforços que valorizem ações em prol da melhor utilização dos espaços públicos, destacou.
Desafios para o crescimento da Região Metropolitana
Problemas de mobilidade urbana e na gestão de resíduos sólidos são citados como os maiores desafios para o crescimento e desenvolvimento dos municípios da Grande Porto Alegre. A observação é do secretário de Obras, Luiz Carlos Busato, que em sua gestão dedica-se a buscar investimentos para melhorar as rotas e os modais de transporte intermunicipais.
Entre as conquistas, as intervenções na mobilidade urbana com a execução das propostas do PAC da Mobilidade; a implantação do Bilhete Único; as novas adequações do transporte com os corredores dos BRT's; a redução do percentual da tarifa do transporte coletivo metropolitano; o funcionamento do transporte hidroviário entre Porto Alegre e Guaíba (o bem-sucedido catamarã); a renovação na frota; ainda em destaque, o PAC da Prevenção; as ações de drenagem e contenção de cheias nas bacias hidrográficas da região e a retomada dos estudos sobre a RS-010 e a duplicação da Estrada do Caminho do Meio.
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte
CEP: 90119.900
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: 0800 510 4774
Endere¸o
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,
Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900
Horário de Atendimento
SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta
Telefone Sede - 0800 510 4774
E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br
Passe Livre Estudantil
Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207
Estudantes do Interior do Estado -
Departamento de Transporte Metropolitano:
Telefone: 51 3901-7517
R. José do Patrocínio, 1231,
Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004
Imprensa